quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Usabilidade para web - a entrevista na íntegra =)



Oi pessoal, no último post coloquei uma matéria que participei para o JC de PE sobre Web, cujo foco era usabilidade. O resultado ficou muito bom, diferente do que a gente vê por aí, o jornalista não fez aquelas edições bizarras da sua fala que só quando cai na boca do povo é que você se arrepende. Pelo contrário, o Renato Mota foi maravilhoso e fez um trabalho sensacional.
Para quem ficou curioso sobre o assunto, segue aqui a entrevista na íntegra.

Renato Mota: O que é usabilidade? Como ela pode ser aplicada no design?

Tássia Spinelli: Usabilidade é um termo que remete à facilidade que o usuário tem para realizar uma tarefa, seja ela feita em um sistema web, um aplicativo para celular, um caixa eletrônico ou o controle de sua televisão. Ela interfere no dia a dia das pessoas e como elas se comportam com o mundo, pois o tempo todo estamos executando tarefas em interfaces físicas e digitais criadas pelo homem. Às vezes essas tarefas não são tão fáceis como deveriam e precisam de reparo para que se adaptem ao que as pessoas realmente precisam.
A relação com o design é sempre bem próxima. O mais correto é que atuemos fortemente na fase anterior à criação das interfaces e também antes de ser escrita a primeira linha de código, a fim de evitar retrabalhos. Para isso existem inúmeras metodologias de usabilidade que podem ser experimentadas.

Renato Mota: O que faz uma "UX specialist"?

Tássia Spinelli: Deve ser uma pessoa que se destaca por estar sempre buscando a eficiência no uso e melhorar a experiência do seu público alvo. É engraçado, porque se você já aplica bons conceitos nos projetos visando garantir a satisfação dos clientes finais e prevenção de erros, aos poucos vai sentir uma identificação com o tema. A partir daí é só continuar estudando, buscando referências confiáveis e experimentar mais na empresa em que trabalha. Como é uma profissão que está muito visada no momento, sou a favor de que o interesse e o amor real pela profissão são a parte mais difícil de alcançar. Estamos lidando com pessoas reais, seus desejos e devemos observá-las em contexto natural. Criando o gosto, o resto é uma aventura.

Renato Mota: Como são feitos os testes com usuários? O que vcs avaliam? Eu sei que vc fazia isso comigo, me usou como um objeto!

Tássia Spinelli: Os testes com usuários são feitos a partir de um problema específico que geralmente atende a uma necessidade do projeto ou do cliente. Deve-se escolher a amostragem adequada, recrutar esses usuários e focar em cenários reais de uso, dividindo-os em tarefas que possam ser observadas. Testar com você foi ótimo =D

Renato Mota: O que é o World Usability Day?

Tássia Spinelli: O World Usability Day (Dia Mundial da Usabilidade) é um evento anual onde profissionais da área discutem temas atuais relacionados à usabilidade. O desse ano foi Sustentabilidade. O Núcleo de User Experience (NUX) da Abril Digital participou da edição paulista do evento, mas ele acontece também em Curitiba, Recife, Belo Horizonte e outras cidades brasileiras.

Renato Mota: Como a arquitetura da informação pode ser utilizada em prol da usabilidade?

Tássia Spinelli: A arquitetura de informação cuida das estruturas de navegação, rotulação dos elementos da página e organização de conteúdos. Uma boa arquitetura evita problemas de usabilidade, uma boa usabilidade garante um uso extendido do seu produto.

Nenhum comentário: